Skip to main content

A importância da fotografia nas redes sociais

A fotografia é utilizada nas Redes Sociais constantemente. A fotografia, sempre foi um meio de extrema importância e influência na forma como recebemos o mundo exterior. Tal como a internet veio operar uma autêntica revolução também a fotografia teve um papel fundamental na entrada para a Era Moderna.

A fotografia é uma técnica relativamente jovem. A sua origem recua a 1839 e ao processo do Daguerreótipo, criado pelo francês Louis Daguerre, através de iodeto de prata e a reflexão da luz. Além disse esta tornou-se cada vez mais simples e imediata. Começou com a fotografia analógica das câmaras descartáveis ou das câmaras Polaroid. Estas, revelavam logo os dispositivos no momento. Hoje a fotografia digital permite a sua manipulação inclusive quase em tempo real.

Hoje em dia, passamos a ter em permanência uma câmara fotográfica no bolso, que nos permite registar a realidade sempre que desejamos. Ainda mais com o aparecimento da internet passámos a estar conectados quase em permanência. Não admira, que Redes Sociais tenham percebido rapidamente o potencial deste formato de comunicação. Ainda para mais numa altura em que vivemos rodeados de ecrãs, ou não fosse esta a era da informação.

NOVOS PROCESSOS, HÁBITOS ANTIGOS

A fotografia e o vídeo, ganharam dupla relevância em plena era digital na forma como comunicamos. Isto foi possível graças à evolução tecnológica brutal que se registou neste sector. Assim como dispositivos móveis mais portáteis e ecrãs cada vez com maior resolução.

No entanto, não se pense que isto tem criado todo um novo mundo de comportamentos. Além disso, não é mais do que uma reavaliação e readaptação de costumes antigos ligados à fotografia, como o de construir álbuns para registar momentos e servir de prova de como os mesmos aconteceram. Ou seja, o que mudou foram as plataformas e as ferramentas utilizadas. Porém,  as Redes Sociais, ao funcionar como arquivo, têm precisamente essa mesma função também.

Assim, a grande alteração da perceção da fotografia na atualidade passou então a ser na sua função enquanto ferramenta para a construção de identidades no mundo digital. Certamente, graças às aplicações digitais que permitem manipular e editar as fotos, cada utilizador passou a construir online uma personagem idealizada de si próprio.

A FOTOGRAFIA COMO FERRAMENTA COMERCIAL

Aliás, os números são avassaladores. Segundo os dados oficiais, cerca de 75% do conteúdo publicado no Facebook são fotografias. Entre estas, 85% das fotos partilhadas geram interação com o público, mais do que qualquer outro tipo de conteúdo.

Não admira, portanto, que as empresas tenham encontrado na fotografia nas Redes Sociais um filão para explorar as suas ações de branding. Por isso, as Redes Sociais começaram a evoluir no sentido de otimizarem esse próprio recurso, seguindo o exemplo do Instagram, que sempre foi uma plataforma que privilegiou o registo fotográfico sobre o vídeo ou mesmo sobre a palavra escrita. Finalmente, a fotografia possibilita também aproximar o público, captando novos clientes e fidelizando os antigos.

Todos os direitos reservados.