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A importância do Branding e Design para o seu negócio

É muito comum associar-se Branding & Design simplesmente ao logótipo e nome de uma marca. O logótipo e nome são apenas uma pequena peça pertencente a um grande puzzle. Assim sendo, hoje vamos explorar a importância do branding e design para o seu negócio e todas as suas envolventes.

O que é o Branding no mundo do marketing?

Branding é o processo de criar uma perceção forte e positiva de uma marca, dos produtos e serviços, combinando vários elementos como o logótipo, design, missão, valores e comunicação. Uma marca eficaz ajuda as empresas a diferenciarem-se da concorrência e a construir uma base de clientes fiel porque é fator de sucesso.
Isto significa que os seus clientes esperam que o tom de voz da marca seja o mesmo independentemente da rede: redes sociais, email, website, atendimento ao cliente, e todos os outros pontos de contacto da sua empresa.

Porque é que o Branding e Design é tão importante?

Uma marca única pode dar ao seu negócio a vantagem competitiva sobre os seus rivais, pode ajudar a adquirir e reter clientes. Na nossa atualidade, em que existem inúmeras marcas em cada setor, torna-se imprescindível ter uma marca única, consistente e relevante.
Igualmente, ao construir a sua marca, tem nas suas mãos a oportunidade de moldar as expectativas dos seus clientes e criar um vínculo único que vai além da relação de compra e venda.

Uma boa marca é estratégica, enquanto o marketing é tático. Quando estabelece os objetivos mais altos e define claramente a promessa da sua marca, pode começar a elaborar um plano de marketing voltado para atingir essas metas.

Como tornar uma marca única?

Para tornar uma marca única, é preciso responder a algumas questões:

  • Qual é a personalidade da sua marca?
  • Qual o seu público-alvo?
  • Que tom de voz será mais eficaz para esse público-alvo?
  • Quais os seus objetivos comerciais?
  • Que tipo de conteúdo visual tem mais probabilidade de atrair a atenção do seu cliente?
  • Como é que os seus produtos ou serviços podem ajudar o seu cliente?

Assim, estas são apenas algumas das questões que se deve ter em mente quando se cria uma marca. Todas as suas ações de branding e design devem ser feitas para proporcionar a melhor experiência possível ao seu cliente porque os clientes estão cada vez mais exigentes.
Todas as interações, todos os pontos de contacto com o seu cliente devem estar alinhados principalmente com a promessa, missão e personalidade da sua marca.

De acordo com um dos melhores Marketeers da nossa época, Philip Kotler, uma marca só pode ser única e eficiente se seguir o modelo de branding de 6 passos:

  • Objetivo da marca
  • Posicionamento de marca
  • Diferenciação da marca
  • Identidade da marca
  • Confiança na marca
  • Beneficência da marca

Seguindo estes passos, certamente, e tendo sempre em vista as necessidades do seu público-alvo, criar ou refazer uma marca bem sucedida não só é possível como muito viável. Afinal, são eles que decidem.

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