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E-commerce: O que é e como usar

O e-commerce, refere-se à compra e venda de bens ou serviços através da Internet. Além disso, é geralmente usado para se referir à venda de produtos físicos em meio digital. Assim, este artigo serve para aprofundar o e-commerce, o que é e como usar.

Conceitos básicos e-commerce

O e-commerce permite que os consumidores comprem/vendam bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância. Assim, não há limites para o que pode ser comercializado. Além disso permitiu às empresas e organizações o alargamento dos canais de venda e de comunicação. O e-commerce facilitou o processo de venda.

O comércio eletrónico pode assumir várias formas:

1. Retalho

Venda de um produto por uma empresa diretamente a um cliente, sem intermediários. Empresas como o Continente ou o Pingo Doce são exemplos disso.

2. Comércio Atacadista

A venda a granel é uma forma de marketing que consiste na venda de um produto sem embalagem nem embalagem. Desta forma, o cliente seleciona a quantidade que deseja adquirir.

3. Dropshipping

Novo conceito, na qual um revendedor vende os seus produtos no seu site de e-Commerce. Assim, delega a gestão de stock e a gestão do expedição até ao cliente final a uma terceira parte.

4. Financiamento Coletivo

Recolha de dinheiro dos consumidores antes da disponibilização de um produto. Assim, é possível recolher financiamento juntos dos futuros consumidores.

5. Subscrição

Compra recorrente automática de um produto ou serviço até que o assinante opte por cancelar. Por exemplos os serviços Netflix, Amazon Prime ou Disney Plus funcionam nesta dinâmica de subscrição.

6. Produtos Físicos

Qualquer bem tangível que exija que o stock seja reabastecido e que os pedidos sejam enviados fisicamente aos clientes. Existem várias plataformas que negociam neste mercado como o caso da Amazon ou do Ebay.

7. Produtos Digitais

Em primeiro lugar os cursos online e bens digitais devem ser adquiridos para consumo ou licenciados para uso. Sem dúvida que receberem bastante atenção durante o ano de 2020.

8. Serviços

Desde já, serviços é um conjunto de habilidades fornecidas em troca de compensação. Assim, viagens ou mesmo seguros fazem parte deste tipo de item. Certamente que conhecemos plataformas como a Booking ou mesmo a Airbnb.

O comércio eletrónico demonstrou ser uma excelente alternativa para:

  • Ganhar visibilidade;
  • Alcançar novos públicos;
  • Trabalhar com produtos de nicho;
  • Reduzir os gastos;
  • Aumentar as vendas.

Desde já, a população mundial está a tornar-se adepta das compras online. Além disso, dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que em 2020:

  • 44,5% das pessoas dos 16 aos 74 anos fizeram encomendas pela internet;
  • em 2021 mantém-se o crescimento com mais 5,2 pontos percentuais (p.p.) do que em 2020.

Sem dúvida que o e-commerce é uma possível solução para alguns negócios. Certamente que pode ser uma boa solução para atingir outros mercados através de um website.

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