Skip to main content

A importância de um website para as empresas

Vivemos em plena Era da Informação, em que a world wide web veio provocar uma autêntica revolução silenciosa e alterar significativamente as nossas vidas. Com a passagem do analógico para o digital, alterarmos a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos. Mais recentemente, com a chegada dos dispositivos móveis e com a democratização das ligações sem fios, passamos a estar conectados quase em permanência e os smartphones tornaram-se quase extensões do próprio corpo humano. Não admira, portanto, que já não saibamos viver sem eles e portanto a grande importância de criar um site para a sua empresa.

Rapidamente, as marcas e as empresas perceberam o potencial incrível da internet para o seu sucesso profissional. Afinal de contas, a world wide web tornou o mercado global, derrubando barreiras e encurtando distâncias. Durante algum tempo era verdadeiro suicídio comercial não estar presente na rede. Contudo, com o passar do tempo, só isso deixou de ser suficiente. Hoje em dia, com o aumento brutal da concorrência, não basta ter um website e estar presente. É preciso também saber sobressair por entre a espuma da rebentação da concorrência.

Assim, é fácil entender como um website se tornou numa ferramenta fundamental para qualquer produto ou serviço. Mas é necessário saber articulá-lo de acordo com as reais necessidades dos internautas, que são cada vez mais exigentes, assim como é fundamental encontrar e implementar estratégias complementares de promoção que marquem a diferença. Não é por acaso que o marketing digital, que desenvolve e implementa estratégias de promoção a partir dos novos suportes de comunicação digital, tenha sido uma das áreas profissionais que mais cresceu na última década.

As vantagens de ter um website

São vários os benefícios que uma empresa tem ao construir um website e marcar presença na world wide web. Algumas dessas vantagens são mais óbvias que outras. Por exemplo, é fácil de entender que a net é um canal de comunicação privilegiado e mais económico que todos os outros suportes físicos. Ao contrário das revistas, dos jornais ou dos painéis publicitários, a internet tem uma presença diária, 24 horas por dia, 365 dias por ano, que chega a uma audiência muito vasta que todos os seus concorrentes. Mas não só.

Na atualidade, um site ajuda também a criar credibilidade e reconhecimento da marca junto do grande público. Isso só é possível com uma presença online regular, mas também original e direta. O público está hoje mais exigente e não só reconhece, como recompensa as marcas que comunica, de forma personalizada com eles. Além disso, um website ajuda a compreender melhor o seu público-alvo, da mesma forma que as redes sociais ajudam a entender online alguns aspetos que pode melhorar offline.

No entanto, a melhor parte disto tudo é que um website ajuda a poupar nos custos, já que otimiza recursos, elimina intermediários e não necessita de grandes encargos operacionais. Tudo isso permitindo em simultâneo aumentar o sue público-alvo, expandir o seu negócio ou experimentar diferentes estratégias de marketing ao mesmo tempo. Ou seja, é uma oportunidade de crescimento e de estabelecimento profissional, rentabilizando o seu negócio e maximizando os seus lucros.

Dicas e conselhos para criar um website

O primeiro conselho para criar um bom website para a sua empresa passa por recorrer aos préstimos de um profissional. Afinal de contas, são sempre estes que têm todas as ferramentas necessárias para alcançar todos os objetivos que pretende. É certo que hoje em dia existem no mercado diversas ferramentas digitais extremamente acessíveis que permitem a qualquer pessoa construir o seu próprio site, mas obviamente que não é a mesma coisa do que ter ao seu serviço um especialista. É óbvio que nem sempre isso é possível, mas lembre-se que é um investimento que pode dar frutos a curto prazo.

Posto isto, ao criar um site, aposte num layout minimalista, com um design intuitivo, que permita a qualquer internauta navegar de forma rápida e fácil. Vivemos em plena “Era da Informação” e velocidade é fundamental, algo muito prezado por qualquer internauta. Assim, organize o seu site de uma forma hierárquica e simples de acompanhar, criando conteúdo útil, que responda às reais necessidades dos seus seguidores ou clientes.

Finalmente, mas não menos importante, garanta que o seu site é otimizado para a navegação mobile. Como tivemos oportunidade de referir acima, os dispositivos móveis tornaram-se omnipresentes na vida da maioria das pessoas. O comércio eletrónico cresce mais de 150% só no último ano e meio e estabeleceu-se numa das tendências de consumo do momento. Por isso, é fundamental ter um site adaptado a essa realidade, que permita ser consultado em qualquer lado e a qualquer hora, apenas com o recurso a um smartphone com ligação à net.

Todos os direitos reservados.