Skip to main content

10 redes sociais mais utilizadas em Portugal

As redes sociais fazem parte definitivamente das nossas vidas. Assim, são uma importante ferramenta de sociabilização, mas também utilizadas como ferramenta comercial. Em plena era digital, as redes sociais ajudaram a redefinir a forma como trabalhamos e até como consumimos. Para uma listagem mais ampla, também acrescentamos os social media mais conhecidos.

  • FACEBOOK

O Facebook é o líder absoluto de utilizadores em todo o mundo e Portugal não é excepção. A empresa de Mark Zuckerberg, foi a primeira no mundo a ultrapassar a marca redonda de 1 bilião de utilizadores. Continua a crescer, mesmo sem ter já o fulgor de antigamente. Em Portugal conta com 5,95 milhões de utilizadores registados. Estes são números impressionantes tendo em conta que o país tem uma população de 10,15 milhões de cidadãos.

  • YOUTUBE

O Youtube continua a ser a plataforma de partilha de vídeos mais popular em todo o mundo. É a segunda mais utilizada em Portugal. Segundo os dados oficiais do Google, o Youtube tinha, no início de 2022, mais de 7 milhões de utilizadores. Sendo este canal um social media, é sem dúvida um formato muito utilizados pelas marcas.

  • WHATSAPP

O WhatsApp está em terceiro lugar na lista das redes sociais mais utilizadas em Portugal, com cerca de 5,5 milhões de utilizadores. Esta aplicação é muito importante para o envio de mensagens de texto, som e imagem.

  • INSTAGRAM

O Instagram tornou-se numa rede social em expansão a partir do momento que passou a captar a atenção dos utilizadores mais jovens, que deixaram de se rever no Facebook. A Meta, a empresa mãe de Mark Zuckerberg, adquiriu-a então e o Instagram passou a integrar a família Facebook. Isso não diminuiu o seu interesse global e o seu crescimento.  Conta com mais de 5,4 milhões de utilizadores.

  • TIKTOK

O TikTok entrou com estrondo no mercado mundial. Aliás, esta é uma rede social de partilha de vídeos de pequena duração. Assim, esta plataforma dá especial importância à música. Tornou-se num fenómeno junto do público mais jovem e, por isso, tem sido também um dos veículos privilegiado pelas marcas. O TikTok conta já com 2,83 milhões de utilizadores, isto apenas contando com aqueles que já atingiram a maioridade.

  • MESSENGER

A ferramenta de chat do Facebook, o Messenger, é a quinta rede social desta lista. Esta plataforma conta, em 2022, com 2,80 milhões de utilizadores em território nacional. Assim estes são números ligeiramente superiores à média mundial no que diz respeito ao Messenger.

  • LINKEDIN

O LinkedIn, a rede social que conecta empresários, empreendedores e outros profissionais pelo mundo fora. Atualmente, são 4 milhões de utilizadores registados de momento. Assim assim, são números impressionantes tendo em conta que esta é uma plataforma com um público-alvo muito específico. Porém, o LinkedIn conta todos os registos de usuários e não apenas os perfis atualmente ativos.

  • SNAPCHAT

O Snapchat é uma rede social com maior popularidade junto do público mais jovem. Todavia não a impede de ser a sétima rede social mais utilizada em Portugal na atualidade. Ainda assim, são quase 1 milhão de utilizadores ativos, em que mais de 60 por cento são do sexo feminino. Ou seja, em Portugal, além de apelar a um público mais jovem, o Snapchat recolhe também a preferência das mulheres.

  • TWITTER

Esta é uma das redes sociais que continua a colher pouca simpatia em Portugal. Assim, o Twitter apenas é a nona rede social mais utilizada no nosso país, com 1,4 milhões de utilizadores. Além disso, o Twitter é um canal de comunicação privilegiado pelas celebridades, políticos e instituições privadas.

  • PINTEREST

O Pinterest perdeu utilizadores em todo o mundo e Portugal não foi excepção. Atualmente, são pouco mais de 2 milhões de utilizadores em solo nacional. Nesse sentido, é uma rede social também específica, já que apela especialmente a profissionais criativos nas áreas visuais, se bem que o seu púbico acaba por ser mais eclético do que previsto.

 

EXTRA

TWITCH

Desde já o Twitch, a rede social utilizada por gamers, onde podem assistir à transmissão de jogos electrónicos. Do mesmo modo, é uma plataforma relativamente jovem e em crescimento. Assim, faz com que seja de esperar que nos próximos anos galgue algumas posições nesta lista. Atualmente, estima-se que haja pouco mais de 1 milhão de utilizadores só em Portugal.

Todos os direitos reservados.