Skip to main content

Investir em Imagens

As imagens utilizadas junto aos conteúdos não são apenas ilustrações, mas também são informações. E, enquanto parte da informação, também carregam significados e exigem atenção. Entendemos que as imagens, sejam elas em fotografia ou vídeo, carregam também a marca da empresa. A imagem ajuda a facilitar a memorização do produto e da marca. Inicialmente, um projeto de branding, é importante também investir na qualidade da imagem para que a atenção não seja perdida. Uma boa imagem chama a atenção do público, valorizando o conteúdo e a mensagem que se queira transmitir. Antes mesmo da Era Digital, uma imagem de qualidade já era muito importante e agregava valor à marca. Em tempos, incentivar as pessoas ao consumo do tabaco não era muito convencional e já nessa altura utilizavam fotografias de um suposto profissional de saúde ou de uma senhora com postura altiva. A fotografia incentivava o comportamento de compra.

 ——- .        Homem tabaco            Publicidade mulher tabaco

No contexto das Redes Sociais, investir em fotografias de qualidade e vídeos com boa captação e edição são essenciais. Neste universo, são as imagens que chegam primeiro, que impactam os utilizadores e que atraem o público.

A fotografia

A fotografia pode ser considerada a base das publicações nas principais Redes Sociais do mundo. Quem nunca postou uma “selfie” ou registrou um momento especial com o seu smartphone? Esta nova cultura de partilha não só tem gerado um grande consumo de imagens, mas também ajudado a aquecer o mercado da fotografia. A diversidade de opções é outra característica que torna imprescindível investir em imagens de qualidade.

Na internet, a fotografia é como as pessoas se conectam com os produtos e pessoas. Boas fotos indicam profissionalismo e causam uma ótima impressão no público. Uma empresa ainda mais profissional, consegue criar as próprias imagens. Por isso, pessoas e empresas contratam quem demonstra autoridade. O que significa que fotografias de baixa qualidade são uma forma certeira de afastar clientes. Imaginem que víamos uma fotografia de um carro bastante usado e sujo. Certamente que desvalorizávamos o veículo apenas e só pelo seu aspeto menos cuidado na fotografia.

A fotografia nas Redes Sociais

Como já vimos, a fotografia tem uma presença importante nas Redes Sociais. A fotografia é um dos primeiros elementos que chamam a atenção, principalmente em projetos digitais. Porém, a utilização de imagens tem sido cada vez mais exigida para posicionar produtos e peças de divulgação em diferentes plataformas.

Nas Redes Sociais é normal vermos várias vezes a mesma fotografia. Ou por acedermos gratuitamente a plataformas como o Freepick ou por fazermos a nossa construção gráfica no Canva. Mesmo que o site de banco de imagens apresente uma maior gama de opções a um preços mais acessível, a criação de fotografias originais é a mais recomendada porque é feita à medida do cliente e só para aquele cliente. Se acharmos que o nosso cliente é único então ele merece conteúdos exclusivos e assim devemos investir em imagens de qualidade.

Todos os direitos reservados.