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Preciso trabalhar o Branding da minha marca?

 

O Branding

Hoje, o Branding da marca é um conceito que devemos estar sempre a trabalhá-lo. Isso vê-se facilmente com os novos meios de comunicação: as Redes Sociais. Assim é frequente vermos no nosso feed de notícias com publicações sobre determinadas marcas que seguimos. Por vezes até por marcas que não seguimos. Ao olhar para a imagem que se segue certamente que alguns dos icons nos despertam emoções. Ver o logo da New Balance ou da Nike despertará o mesmo interesse em nós? E o do NBA relativamente ao da NFL?

marcas com notoriedade mundial

A Marca

Uma marca envolve tudo aquilo que representa o negócio ou mesmo algo que a torna muito característica. O som da Harley Davidson em circulação é distinguível das restantes marcas e, só pelo barulho conseguimos saber que está por perto uma mota desta marca. Bem como o característico toque dos Nokia dos finais dos anos 90.

Marketing de conteúdo

Entre as diferentes estratégias de marketing que favorecem o Branding, esta é uma das mais utilizadas para envolver o público e construir uma imagem positiva em torno da marca. Podem ser tangibilizados através de e-books, infográficos, webinars ou estudos científicos. Tendo em conta sempre as preferências do público-alvo. Outro exemplo é a comunicação digital da marca Peugeot que não publica apenas carros para venda. A marca mostra onde está presente e de que forma apoia outras modalidades sempre ligadas ao setor motorizado.

Redes sociais

É nas redes sociais que muita gente consome conteúdo, compartilha, comenta e reclama das marcas. As marcas aproveitam o sucesso deste canal para não ficarem esquecidas da mente do consumidor. Ou seja, têm que comunicar com bastante regularidade. No entanto, agora há o desafio de serem eles próprios utilizadores a falarem da marca. A não ser que paguem a influenciadores digitais para falar em nome deles. Podem também serem os próprios clientes a falarem bem de determinado produto. Mas é raro. Marcas muito conhecidas, Apple, Coca-Cola, eBay, Amazon – é frequente alguém falar delas sem estar ligado à empresa?

Experiência

Por melhor que seja o nosso produto ou serviço temos sempre de contar com uma realidade. A concorrência. Sempre. Assim, mesmo que não concorra no mesmo setor pode retirar-nos algum protagonismo. A Nasa podia não ter concorrência no seu setor mas certamente que tinha concorrência de outros setores para a angariação de fundos para os seus projetos. A experiência que o consumidor vai ter é que vai ser medida. Pode ser em experiências em que o utilizador consome a marca ou através de um contacto com a marca fora do seu universo. A National Geographic desenvolveu um projeto de realidade aumentada que levava determinados animais para um centro comercial. Atualmente, o consumidor não vai até à marca, a marca é que vai ter com o consumidor e tenta interagir com ele.

 

Endomarketing

O Branding envolve tanto o público externo quando o interno da empresa. Certamente que uma das estratégicas mais interessantes de implementar numa empresa é que os colaboradores possam partilhar o seu conteúdo e que este não esteja sempre relacionado com vendas. Se voltarmos ao exemplo da Peugeot, se estiver num evento automóvel os seus colaboradores devem partilhar a sua experiência nesse evento. Ao mesmo tempo isso faz com que haja maior abrangência dos interveniente e assim a mensagem chega mais longe. Os colaboradores da empresa são os primeiros que devem ser incentivados a partilhar conteúdos que a marca disponibiliza.

Estas são algumas das técnicas que podem ser usadas para melhorar o Branding de uma marca. É possível recorrei ao Patrocínio ou ao Merchandising através de produção de brindes. Em alguns eventos desportivos é usual encontramos alguma marca a dar brindes ou a personalizar a forma como consumimos. Assim, as marcas de cerveja costumam ter o seu logotipo no copo onde servem a bebida. Ou então, a nossa marca pode estar presente num local com muita afluência em determinada altura do ano como foi o caso da Sprite.

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